top of page

Missão

O Projeto MiniSeixas, tem como missão preservar e celebrar a obra do grande compositor José António Carlos Seixas, através da sua difusão pelas gerações mais novas. Este grande compositor português foi também um famoso professor de música entre as famílias da aristocracia Lisboeta do inicio do século XVIII, pelo que muitas das suas sonatas e minuetes têm um carácter notoriamente pedagógico, tendo sido compostas com os seus alunos em mente.

O MiniSeixas toma como inspiração o espírito do compositor-pedagogo que lhe dá nome, de modo a alcançar dois principais objectivos:

1. Reunir alunos de cravo, órgão e piano das várias escolas artísticas espalhadas pelo país, através da realização de actividades anuais em torno da obra de Carlos Seixas: visitas aos manuscritos; visitas aos instrumentos históricos desta época; fomentar o convívio e uma identidade comum. Desenvolver, deste modo, o interesse e entusiasmo nos mais novos pela obra deste compositor, e pelos instrumentos e património musical português.

2. Realizar um registo audiovisual da obra de Carlos Seixas para teclas, interpretada e mantida viva e actual por jovens alunos de instrumentos de tecla.

Concurso

A seleção

Propõe-se o formato de concurso para responder a limitações logísticas próprias do projecto, mas também como forma de seriação de interessados: pretende-se apurar as obras e jovens intérpretes melhor preparados para gravar, focando sobretudo a qualidade do produto final mais do que a aptidão técnica ou artística global de cada concorrente (como em concursos que envolvem a execução de um repertório mais alargado).

As obras gravadas em cada edição não o poderão voltar a ser no respectivo instrumento em edições posteriores.

(pode consultar a lista de obras aqui)

Quem pode participar

Este concurso destina-se a crianças e adolescentes alunos de ensino (oficial ou não) de cravo, órgão e piano, dos 9 aos 17 anos que frequentem o 2ºciclo, 3ºciclo ou ensino secundário da escolaridade obrigatória.

IMG_9551.jpg

Edição 2024 do Concurso de Música para Tecla de Carlos Seixas

Decorreu a primeira edição nacional do Festival de Teclas MiniSeixas, na cidade de Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra. Todas as informações para esta edição do concurso poderão ser consultadas no Regulamento.

Vencedores 24'

Cravo

Julia Francisco - EAMCN Lisboa

Samuel Silva - CML Loulé

Bianca Oliveira - EAMCN Lisboa

Órgão

Isabel Azenha - EMST Coimbra

Miguel Novo - OLCA Leiria

Rafaela Silva - OLCA Leiria

Piano

Maria Oliveira - OLCA Leiria

Sofia Sá e Silva - AMPB Paços Brandão

Clara Silva - CMB Barcelos

Parabéns e o nosso grande obrigado a todos os cerca de 100 participantes por tornarem este projeto uma realidade!!!
Apurados ou não são todos vencedores, as gravações que nos chegaram foram de grande qualidade, e uma boa mostra do bom trabalho que se faz de norte a sul do país nas classes de cravo, órgão e piano.

MiniSeixas Mapa.png
Vencedores
Ediçõs Anteriores

Edições Anteriores

Apoios

Parceiros Institucionais

Parceiros Empresariais

bottom of page