top of page

Regulamento

Este concurso destina-se a crianças e adolescentes alunos de ensino (oficial ou não) de cravo, órgão e piano, dos 9 aos 17 anos que frequentem o 2ºciclo, 3ºciclo ou ensino secundário da escolaridade obrigatória. (alunos do 8ºgrau/12ºano de escolaridade que façam 18 anos durante o corrente ano lectivo, poderão participar)

2º O objetivo deste concurso é registar a obra para tecla de José António Carlos Seixas, gravada em vídeo por alunos. Os participantes apenas poderão apresentar uma obra, (a mesma em ambas as fases). Poderão optar por apresentar uma sonata completa (todos os andamentos), ou andamento/s isolado/s pertencentes à mesma sonata.

As peças vencedoras das edições anteriores não poderão voltar a concurso no mesmo instrumento - a lista de repertório pode ser consultada aqui. As peças já gravadas estão marcadas como "GRAVADA", seguido dos instrumentos em que foram registadas. Os restantes instrumentos poderão levar novamente a peça a concurso. Nesta lista encontra-se uma sugestão de nível das sonatas. Serve a mesma de apoio pedagógico aos professores e é meramente uma sugestão, não é vinculativa e os participantes poderão escolher o repertório a seu gosto.

4º O concurso está organizado em 3 categorias, cada uma com 3 subcategorias:

  • Cravo 

C1 | 2ºCiclo, (1º e 2º graus)

C2 | 3ºCiclo, (3º,4º, e 5º graus)

C3 | Secundário, (6º,7º, e 8º graus)

  • Órgão

O1 | 2ºCiclo, (1º e 2º graus)

O2 | 3ºCiclo, (3º,4º, e 5º graus)

O3 | Secundário, (6º,7º, e 8º graus)

  • Piano

P1 | 2ºCiclo, (1º e 2º graus)

P2 | 3ºCiclo, (3º,4º, e 5º graus)

P3 | Secundário, (6º,7º, e 8º graus)

 

5º A primeira fase do concurso consiste no apuramento de quatro candidatos para as sub-categorias C1 e C2, O1 e O2 e P1 e P2, e de três candidatos para as sub-categorias C3, O3 e P3 (caso não haja candidatos suficientes nas categorias C3, O3 e P3, as vagas reminescentes passam para os níveis abaixo). Esta selecção será feita através do envio de gravação vídeo até ao dia 18 de Fevereiro, em plano único e continuo sem edição, onde seja bem visível o concorrente, mãos e teclado. Caso apresente uma Sonata com vários andamentos, damos a possibilidade de realizar vídeos separados para cada. Poderá ser gravado com um telemóvel. Vídeos que não respeitem os requisitos não serão aceites.

6º A inscrição tem um custo único de 20€, e deverá ser unicamente efectuada através do preenchimento do formulário disponível no site.

7º Os resultados da primeira fase serão anunciados online no nosso site a 3 de MarçoOs alunos têm 5 dias úteis após a divulgação dos resultados da primeira fase para confirmar a sua presença na segunda fase, caso haja desistências, as vagas são atribuídas aos alunos seguintes aprovados na ordem de classificação.

8º A segunda fase do concurso será presencial e irá realizar-se em Coimbra no dia 5 de Abril, Cravo e Órgão na Capela de S.Miguel, Universidade de Coimbra, Piano no Teatro Académico Gil Vicente. Consistirá em três concertos públicos realizados pelos candidatos apurados na primeira fase. O Júri deliberará no final dos concertos e os laureados serão anunciados na cerimónia de encerramento final. (um vencedor por cada subcategoria)

  • 11:00 Piano - Teatro Académico Gil Vicente

  • 14:30 Cravo - Capela de S.Miguel - U.C.

  • 16:30 Órgão - Capela de S.Miguel - U.C. Disposição do Órgão

  • 18:30 Cerimónia de Encerramento - Capela de S.Miguel - UC

(este horário é provisório e poderá sofrer ainda alterações)

9º O resultado anunciado, tanto na primeira como na segunda fase, é irrevogável e final. O júri reserva-se o direito de não aprovar candidatos para qualquer subcategoria.

10º O Prémio deste concurso consistirá em primeiro lugar na realização de uma gravação profissional audio e vídeo, das obras executadas pelos concorrentes laureados. Será ainda atribuído um prémio monetário cujos valores serão anunciados oportunamente.

11º As gravações irão decorrer no dia seguinte aos concertos (6 de Abril). Serão asseguradas as estadias para os laureados e dois acompanhantes adultos poderem pernoitar em Coimbra, no alojamento do Seminário Maior de Coimbra com pequeno almoço incluido.

12º Ao inscrever o seu educando, o encarregado de educação do mesmo está automaticamente a autorizar a captação de imagens realizadas no contexto do projecto, e também a ceder os direitos de utilização das mesmas pela OTEMPO - orgaosdetubos.pt | Associação Cultural.

bottom of page