#005 | Órgão de Tubos do Igreja da Misericórdia de Torres Vedras - Distrito de Lisboa
O órgão da Igreja da Misericórdia, em Torres Vedras, é de autoria de Bento Fontanes Maqueira e foi construído em 1773. O instrumento foi magistralmente restaurado pelo Mestre organeiro Dinarte Machado em 2008.
Bento Fontanes, pertencia a uma importante família de organeiros oriunda da Galiza, que se fixou em Portugal durante o século XVIII, deixando um notável espólio de instrumentos.
Sendo um instrumento com características ibéricas no que respeita à sua composição e disposição, a sua caixa, bem como a montra ou fachada, enquadram-se na estética italiana de então, testemunhando a forte influência italiana em Portugal durante o século XVIII.
Com oitava curta e composto por cinco registos inteiros (Flautado de 12 tapado; flautado de 6 tapado, Composta 15ª e 17ª, Mistura de 5 vozes) e dois registos partidos (flautado de 12 aberto e a cornetilha de três vozes), trata-se de um instrumento dotado de registos flautados de grande profundidade e de registos compostos de forte presença sonora. O instrumento detém ainda o mecanismo de Tira- tutti, muito utilizado no órgão italiano de então, que consistia em anular os cheios rapidamente através de um manúbrio.
Sendo o único instrumento operacional na cidade de Torres Vedras, este tem sido responsável por várias ações em torno do desenvolvimento organístico local tais como a criação de uma classe oficial de órgão (atualmente com cerca de 25 alunos), um ciclo de órgão na cidade já na sua sétima edição, um registo discográfico, bem como a presença assídua no acompanhamento das celebrações litúrgicas.
Texto Daniel Oliveira
Lista de Registos | Range Dó 1 a Fá 5 (oitava curta) | A=430Hz
Lado Esquerdo
Flautado de 12 tapado (8') - permanente
Lado Direito
1. Flautado de 12 tapado (8')
2. Flautado de 12 aberto (8')
5.Cornetilha a IIIV ( 3 filas )
Completo
3. Flautado de 6 tapado (4')
4. 15ª e 18ª a Iiv ( duas filas )
6. Mistura Vv ( cinco filas )
7. 8ª Real (4') - registo da montra
Agradecimentos
O nosso grande agradecimento, à Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e a Daniel Oliveira por tornarem esta sessão possível.
O nosso agradecimento também ao organeiro Dinarte Machado pelas informações disponibilizadas sobre o instrumento.
Bibliografia
Brevemente